NOTÍCIAS

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros voltou a receber turistas

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, reabriu terça-feira (18) para o turismo. A Chapada dos Veadeiros é o destino certo para quem busca dias de descanso, contato intenso com a natureza, passeios ao ar-livre e pouca complicação. Em meio ao cerrado do centro-oeste, a Chapada dos Veadeiros é um paraíso cercado de cachoeiras e cânions, onde a força das quedas d’água presenteia os viajantes com revigorantes banhos de energia e um pôr do sol sempre espetacular.

A região – que tem como principais bases de apoio Alto Paraíso de Goiás, a Vila de São Jorge e Cavalcante – pode ser uma ótima pedida para viagens após a quarentena. Vale um bom banho nas cachoeiras da Chapada dos Veadeiros para relaxar!
 

A retomada das atividades ao público no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – que tem acesso pela Vila de São Jorge – foi publicada no Diário Oficial de segunda-feira (17), no qual consta que está permitida “a reabertura, a partir de 18 de agosto de 2020, dos atrativos do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros para visitação pública, de forma gradual e monitorada, mediante cumprimento dos protocolos de segurança sanitária”.

 

Entre as principais medidas adotadas, estão o uso obrigatório de máscara de proteção facial no interior do Centro de Visitantes e também a recomendação de uso nas trilhas e atrativos (ainda que não obrigatória). A administradora do parque deve ainda controlar o número de turistas no Centro de Visitantes (máximo de 22 pessoas por vez) e dentro do parque, assim como aplicar diversas regras de higienização e desinfeção dos ambientes.

Vale lembrar que muitas atrações da região da Chapada dos Veadeiros estão fora do Parque Nacional, em áreas particulares ou territórios kalunga de diferentes cidades. Com isso, a reabertura de cada uma delas depende dos próprios responsáveis e prefeituras locais. A cidade de Alto Paraíso, principal base de hospedagem na Chapada dos Veadeiros – e da qual faz parte da Vila de São Jorge -, já tinha reaberto pousadas e restaurantes desde o dia 29/07, segundo decreto da Prefeitura de Alto Paraíso de Goiás. Já a cidade de Cavalcante, onde está a famosa Cachoeira Santa Bárbara e o circuito das Cachoeiras do Prata, segue fechada para visitação.